sexta-feira, 20 de abril de 2012


Mais curvas e menos gordura em 4 minutos

A proposta é incrível e, o melhor, funciona! Conheça o tabata training, que combina ginástica localizada e trabalho aeróbico em tempo recorde. A recompensa: mais fôlego, força nos músculos e até 350 calorias a menos em 4 minutos

A promessa é tentadora: 4 minutos que torram as mesmas calorias que 40 minutos de corrida. Este é o tabata training, método de treino intervalado criado pelo professor de educação física japonês Izumi Tabata, que prega esforço máximo em tempo mínimo para ganhar força e fôlego. Funciona assim: durante 20 segundos, você faz o maior número possível de repetições de um exercício, descansa 10 segundos e volta ao mesmo movimento. São 8 séries dessa forma, totalizando 4 minutos. Isso mesmo: você faz só um exercício por dia. Monótono? Longe disso. Moleza? Experimente para ver. "A aula é tão intensa que você continua gastando energia várias horas após o fim dela", fala o professor de educação física Tiago Heck, da CrossFit, em São Paulo.

Aproveitamento máximo

O legal da técnica é que pode ser aplicada a exercícios localizados e aeróbicos e dispensa carga para turbinar a aula. Você pode treinar todos os dias e, se quiser, ir alternando a ordem dos movimentos a partir da segunda semana. Mas o ideal é não trabalhar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos. A aula é curtinha, mas vá com calma. "A meta é manter a intensidade alta em todas as séries do circuito. Se você começa com gás total e vai diminuindo o ritmo, o treino perde o efeito", avisa o professor de educação física Éden Carlos, de São José dos Campos. Aos poucos, você vai adquirindo condicionamento e fica pronta para atingir a meta número 1 do tabata: aumentar as repetições em cada intervalo.
Mais curvas e menos gordura em 4 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário